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A inovação está de volta

Se o ano de 2017 não foi um modelo de prosperidade para a indústria da beleza, pelo menos, mostrou-se como o início do que se pode chamar de aquecimento. “No primeiro semestre, tivemos lançamentos de forma mais recuada, um menor número de produtos novos no mercado e uma fase maior de reorganização das empresas e seus respectivos portfólios de produtos. Já no segundo semestre, notamos um maior número de produtos entrando no mercado, com comunicação mais agressiva e ousada, para ganhar campo de imediato”, avalia Patrícia Andrei Saslavsky a diretora técnica da PAS Consult – Consultoria em Desenvolvimento de Produtos e Marketing Técnico.

Patrícia cita dois produtos da Vita Derm lançados este ano que exemplificam essa retomada. Um deles marcou a entrada da empresa no universo das barbearias, o Intensiv Color Fashion, tintura temporária sem amônia. “Com ação extra rápida, é muito indicada para barbearias, com resultado final natural, não deixando os fios da barba e do bigode com aspecto artificial”.

O Hidratante Digital Light Defense é outro lançamento da Vita Derm que segue a recente tendência de proteção contra a da luz azul, emitida pelas telas do computador, TV de Led, dos tablets e dos celulares, que danificam a pele danifica a pele e provocam manchas, mesmo com a utilização de filtros UVA/UVB.

Para o mercado profissional, a especialista destaca os diversos novos protocolos, com uso combinado de produtos, para microagulhamento, micropuntura, laser e ledterapia fizeram um grande sucesso, associando os equipamentos e devices aos dermocosméticos.

Lançamentos inovadores
Sem a pretensão estabelecer nenhum ranking que classifique ou qualifique o nível de inovação dos lançamentos de beleza realizados em 2017, o time do Portal Cosmetic Innovation resolveu dar uma “passeada” pelas novidades apresentadas aqui e no exterior ao longo do ano e destacar alguma delas.

Fenty Beauty e seus os diferentes tons de base
Rihanna fez barulho no mundo da maquiagem este ano com o lançamento da Fenty Beauty – marca comprometida com a diversidade. O carro-chefe é sua linha de bases, que tem 40 tonalidades diferentes para atender de forma mais específica aos mais diversos tons de pele. À venda por US$ 34 (R$ 110), o produto esgotou imediatamente após seu lançamento. Após dois meses de sucesso absoluto de vendas, Fenty Beauty foi nomeada pela revista Time como uma das 25 melhores invenções de 2017.

Homens e carros?
Homens e carros até agora foram considerados a combinação perfeita para a criação de perfumes de sucesso inspirados em automóveis de luxo, como Ferrari, Cadillac, Carrera, Jaguar e Lamborghini, mas a Mercedes-Benz Parfums resolveu rever esse conceito e lançou uma fragrância feminina da marca. Mercedes-Benz Woman EDP é um floral luxuoso que foi concebido para acentuar e exaltar a personalidade feminina. A criação foi assinada por Honorine Blanc, da Firmenich. A embalagem é inspirada nas curvas da mulher.

Superabsorvente
Always Infinity é o novo absorvente lançado pela P&G. Bem fino e macio, é feito de um material ultra flexível, chamado FlexFoam, que se adapta perfeitamente às curvas do corpo da mulher, fazendo com que ela sinta que não está usando nada. A tecnologia é a mesma usada no travesseiro da Nasa. O lançamento é capaz de absorver 10 vezes seu peso, proporcionando até 12 horas de proteção antivazamentos.

Estímulo ao crescimento dos fios
No desenvolvimento da linha capilar Ekos Patauá, o time de cientistas da Natura descobriu no óleo de Patauá, que já havia sido mapeado anteriormente pela empresa, uma propriedade que atua justamente na fase anágena do cabelo, inibindo a síntese da proteína STAT3, presente no mecanismo biológico conhecido como JAK-STAT, prolongando o crescimento dos fios.

Tecnologia Ball Real
A Ball Corporation ganhou, durante o Aerosol Dispensing Forum 2017 (ADF), o Innovation Award pela embalagem aerossol do desodorante antitranspirante L’Oréal Men Expert, que é produzida usando a tecnologia Ball Real, que proporciona uma maior força para dispersar o produto em aproximadamente 20%, o que resulta numa redução de emissões de carbono estimada de 18% para um aerossol de 150 mililitros, em comparação com uma embalagem standard.

Esponja esfoliante
A esponja esfoliante Kleenex Exfoliating Cushions, que emprega uma combinação exclusiva de dupla face de tecidos multicamadas associados a um limpador suave para limpar e esfoliar a pele, foi eleito nos Estados Unidos o produto do ano de 2017 na categoria de Skin Care. O Product of the Year Awards é a maior premiação de inovação por votação dos consumidores. Mais de 40 mil consumidores votaram para determinar os vencedores. A pesquisa foi realizada pela Kantar TNS.

Atração potencializada
O novo perfume de O Boticário Malbec Gold, lançado em outubro, introduziu o ingrediente ativo Goldsense, que promete uma nova experiência de perfumação que aumenta o poder de atração dos homens, sua auto confiança e segurança. “Criamos uma fragrância envolvente e inovadora. Com a tecnologia, potencializamos a aura de sensualidade e o magnetismo de Malbec, que já é um grande sucesso”, disse o gerente de Perfumaria do Boticário, Jean Bueno. Desenvolvido em parceria com a casa de fragrância Symrise, Malbec Gold, teve resultado comprovado em teste de eficácia percebida no público masculino. Entre os pesquisados, 75% afirmam que se sentiram mais atraentes utilizando a fragrância e 88% disseram se sentir mais confiantes.

Gatinho patenteado
Para driblar a dificuldade em conseguir o delineado gatinho perfeito, a Miss Pink patenteou o Delineador Gatinho 2 em 1 caneta carimbo, sucesso absoluto nas mídias sociais. Ele possui uma ponta em forma de caneta para fazer o traço preciso rente à raiz dos cílios e outra ponta com o carimbo – utilizando a mesma tinta da caneta – em formato de “triângulo” para criar o puxadinho de gatinho de forma rápida e com apenas 1 carimbada.

Mutirão contra manchas
A Shiseido lançou uma linha inteira voltada para o combate às manchas. Os produtos da linha White Lucent possuem as funções de clarear e prevenir as manchas, e hidratar a pele, deixando-a com o tom uniforme. Os produtos reúnem cinco ativos fundamentais no processo de clareamento das manchas e hidratação da pele. São eles: 4MSK (Methoxy potassium salicylate), agente clareador que bloqueia a enzima tirosinase; Multi Target Vitamina C, ingrediente clareador que mantém a hidratação e retexturiza a pele; Complexo Super Hydro-Synergy, que promove a microcirculação local e espalha a hidratação por toda a pele, Eritritol e extrato de Apricot, que ajudam a manter o estrato córneo em boas condições, melhorando a textura da tez, e Glucosyl Hesperidine e complexo AE, que melhora a permeação dos ativos dos produtos na pele, ativa a microcirculação e estabiliza a vitamina C.

Raiz disfarçada
Hair Touch Up, lançado pela L’Oréal Professionnel, disponível em quatro tonalidades diferentes, age como uma maquiagem para os fios grisalhos. Ele também pode ser usado para não deixar a pele do couro cabeludo à mostra. O bico de microfusão auxilia para um resultado mais preciso, disfarçando apenas as áreas onde realmente é necessário.

Silício orgânico contra queda
Neosil traz tecnologia patenteada para atuar contra o enfraquecimento e a queda capilar. Sua formulação reúne um conjunto de vitaminas associado à tecnologia Si+Biobetter, uma evolução do silício orgânico disponível atualmente. O ingrediente contribui para promover remodelamento do colágeno na derme, a queratinização e redensificação das hastes capilares, além de melhorar o brilho, a resistência e qualidade dos fios. A fórmula de Neosil ainda é enriquecida de oligominerais e vitaminas, que ajudam a estimular o crescimento e fortalecer os fios do cabelo. Com uso diário, o resultado é visto a partir do terceiro mês.

Condicionador para higienizar
A Acquaflora ampliou seu portfólio com o Cowash, condicionador que atua na higienização do couro cabeludo em um processo menos agressivo do que o xampu. A técnica do Cowash consiste na troca de xampus que contêm elementos como sulfatos, derivados de petróleo, vaselina, parafina ou silicones insolúveis, pela aplicação de condicionador durante a lavagem. Este método pode ser intercalado com o no poo, que não utiliza xampu, e o low poo, que faz uso apenas de itens sem sulfato. Entre os benefícios do condicionador estão a lubricidade, o brilho e o restabelecimento da integridade da superfície dos cabelos, a melhoria da penetrabilidade úmida e seca e a preservação da sensação de hidratação.

Foco antipoluição
Em seu relatório Airpocalypse Now Trend, divulgado recentemente, a Mintel abordou os efeitos da poluição e, a partir de seu banco de dados global de novos produtos (GNPD), apresentou alguns produtos inovadores, aproveitando esta tendência, oferecendo proteção geral contra poluição, sol e estresse. Confira alguns deles:

Esponja de proteção solar
O Amorepacific IOPE UV Shield Sun Cushion 50+, lançado na Coreia do Sul, foi apontado pela Mintel, como um produto inovador lançado este ano. Trata-se de uma esponja de proteção solar com uma fórmula que protege contra raios UV, poeira ultra fina e o ambiente externo prejudicial. Ele combina benefícios anti-rugas, branqueamento e proteção UV com uma tecnologia do Sistema de Microfiltros para evitar que poeiras ultrafinas prejudiciais entrem na pele.

Pérolas de vitaminas
Lançado na França, o Aqua Eclaé Prodige des Eaux Roses Les Perles Complexion Perfecting Care Urban Skin Rescue, contém pérolas com vitaminas encapsuladas suspensas em gel hidratante enriquecido com microalgas para reparar danos celulares causados ​​por radicais livres. O produto também contém um complexo antipoluição, que afirma cobrir a pele com uma película protetora invisível contra a poluição durante o dia todo.

Esfoliante capilar
Um esfoliante de couro cabeludo denso em nutrientes, projetado para eliminar impurezas, acalmar e purificar, oferecendo proteção UV e calor, o IGK Low Key Cleansing Walnut Scalp Scrub, lançado nos Estados Unidos, possui vinagre de maçã para higienizar o couro cabeludo, óleo de noz para ajudar a hidratar e nutrir e pó de casca de noz para ajudar a manter um ambiente de couro cabeludo limpo, ao mesmo tempo em que fortalece os folículos capilares.

Fonte: Cosmetic Innovation