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Como os consumidores brasileiros lidam com o cabelo

O mercado de cuidado com os cabelos é um dos mais poderosos no mundo todo. Para entender mais a fundo os hábitos relacionados a produtos desse segmento, a MindMiners, startup brasileira especializada em pesquisas digitais, realizou um estudo com consumidores brasileiros.

Os principais pontos abordados no estudo foi que, no cenário feminino, a grande maioria lava o cabelo ao menos uma vez a cada três dias e o uso de produtos está concentrado em xampus e condicionadores. Os supermercados são os principais locais para compra de produtos de cabelo, mas as farmácias e perfumarias também se destacam.

Veja outros pontos que o estudo levantou:

• A maioria das brasileiras tem cabelos de tom escuro. Já nos quesitos de oleosidade, tipo e comprimento, a diversidade predomina;
• A principal categoria de xampus e condicionadores usados são para cabelos danificados;
• Pantene e Seda foram as marcas de maior destaque em conhecimento e compra de shampoo e condicionador por parte dos respondentes;
• A qualidade é de longe o fator de maior influência na compra de xampu e condicionador;
• Quase a totalidade faz tratamento capilar, sedo hidratação o tipo mais comum. Além disso, a maioria realiza esses procedimentos em casa;
• Mais da metade das mulheres diminuiu as idas aos salões devido a crise econômica. E, a maioria também afirmou estar cada vez mais atenta aos componentes dos produtos.

Já no cenário masculino, os resultados são surpreendentes, segundo a empresa. O senso comum diz que os homens se preocupam pouco com aparência e com cuidados com o cabelo, mas o estudo mostrou o contrário. Tratamentos capilares não são exclusivamente das mulheres, 40% dos homens faz algum tratamento no cabelo, sendo hidratação o tipo mais comum.

Seda e Clear foram as marcas de maior destaque em conhecimento e compra de xampus e condicionadores por parte dos respondentes. O levantamento mostrou ainda que há uma maior consciência dos produtos para cabelo com aversão ao uso de componentes tóxicos e atenção às embalagens.

Para homens, anti-caspa é a categoria mais usadas, segundo os entrevistados. A maioria lava o cabelo ao menos uma vez por dia e o uso de produtos está concentrado em xampus e condicionadores. O estudo ‘ouviu’ mil pessoas, das quais 518 eram mulheres e 482 homens.

Fonte: Revista H&C