Saiba mais
Idioma
Menu
Menu
Idioma

Conversa de Mercado: SweetMix aposta em produtos naturais e de fonte renovável

Outubro, 2018

A coluna mensal ‘Conversa de Mercado’ tem como objetivo trazer os mais recentes investimentos e movimentações do setor, aumentando o conhecimento sobre os concorrentes, especulações de mercado e ações das principais companhias.

Este mês, apresentamos Carolina Toledo, gerente de planejamento da SweetMix. A empresa oferece às indústrias cosméticas e farmacêuticas soluções em commodities, especialidades e premix. Ela também conta com fornecedores internacionais e um laboratório de aplicação, que oferece aos seus clientes, além de matéria prima de alta qualidade, a prestação de serviço técnico na utilização e aplicação dos produtos.

Carolina Toledo

A executiva possui formação em Administração pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e está há três anos na Sweet Mix a frente da área de planejamento. A profissional já atuou nas áreas de Personal Care e Supply também no mercado cosmético.
Entrevista

Como está sendo 2018 para vocês?
O ano de 2018 está sendo um grande ano para as divisões de Farmacêutico e Cosmético da Sweetmix. Conseguimos ampliar nosso portfólio de produtos e oferecer mais soluções aos nossos clientes. Embora estejamos em um mercado instável, conseguimos enxergar um crescimento importante para os próximos anos. Temos a previsão de fechar o ano com saldo positivo e crescimento acima dos dois dígitos.

Como analisam o mercado cosmético atualmente?
O mercado sofreu muito com as oscilações da economia e com o aumento da taxa do dólar, porém, ainda é um mercado que consegue se manter em momentos de crise, com muita criatividade e se adequando às necessidades do consumidor nesses períodos de oscilação.

Qual é o carro forte da SweetMix?
A Sweetmix está presente como distribuidor no segmento Cosmético, Farmacêutico, Polímeros e Nutrição. É uma empresa focada em soluções, por isso consideramos como nosso carro forte o desenvolvimento de Premix. A fabricação de pré-misturas a base de vitaminas e minerais, faz com que nosso trabalho no mercado ganhe cada vez mais importância. Oferecemos também a importação de inúmeras matérias-primas para o mercado brasileiro, com produtos de alta qualidade associado à excelente prestação de serviço e suporte no atendimento.

Quais as soluções que a SweetMix oferece à indústria cosmética e farmacêutica?
Hoje, a Sweetmix oferece às indústrias cosméticas e farmacêuticas soluções em commodities, especialidades e premix. Contamos com fornecedores internacionais com itens como Carvão Ativado, Pigmentos de Efeito, Sílicas Hidratadas, Ativos para Personal Care, Linha de carbômeros e polímeros modificadores de reologia, Alisantes Capilares autorizados pela Anvisa, entre outras commodities como mentol, cânfora, salicilato de metila, propilenoglicol, vitaminas, minerais, ativos farmacêuticos e aromas. Contamos também com um laboratório de aplicação para oferecer aos nossos clientes, além de matéria-prima de alta qualidade, uma prestação de serviço técnico na utilização e aplicação dos produtos.

Vocês pretendem produzir os insumos?
No momento, somente distribuímos matérias-primas cosmética e farmacêuticas. Temos projetos para fabricação de matérias primas, utilizando o “know how” que já possuímos para a produção de blends para a indústria alimentícia.

Na parte de distribuição, quais são os produtos que vocês oferecem?
Carvão Ativado, Pigmentos de Efeito (micas naturais, sintéticas e borosilicato), Sílicas Hidratadas (para Personal Care e Oral Care), Ativos para Personal Care, Extrato Glicólico de Guaraná, propilenoglicol, carbômeros, corantes, dióxido de titânio, CMC, ácido cítrico, ácido tioglicólico e tioglicolato de amônio, cafeína, PVP K 90, Propilenoglicol, Benzoato de sódio, BHT.

A produção de vocês é nacional, importada ou ambas?
A nossa produção de pré-misturas é nacional, mas a maioria dos produtos distribuídos são importados.

Destacam alguma tendência interessante para o próximo ano e que vocês já estão investindo?
Estamos investindo em novas parcerias buscando produtos naturais e de fonte renovável, acompanhando a tendência global que chegará muito forte no Brasil.

Quais foram os últimos investimentos da empresa? Abriram novas fábricas ou escritórios?
Há pouco mais de um ano, a SweetMix investiu em um novo armazém com a capacidade de 6.500 toneladas de armazenamento. Além disso, neste ano de 2018, inauguramos dois novos laboratórios; um de controle de qualidade e outro de aplicação cosmética, focado em desenvolver novas soluções e dar maior suporte aos nossos clientes.