Por FCE Cosmetique - NOVO Em Releases Atualizada em 01 NOV 2019 - 15H40

Vepakum passa a investir na participação de feiras e espera fechar 2019 com 14% de crescimento

Este mês apresentamos Ricardo Dornelas, diretor da Vepakum Embalagens, uma empresa que atua no mercado de embalagens plásticas sopradas e injetadas para o segmento cosmético e farmacêutico.

Outubro, 2019

A coluna mensal ‘Conversa de Mercado’ tem como objetivo trazer os mais recentes investimentos e movimentações do setor, aumentando o conhecimento sobre os concorrentes, especulações de mercado e ações das principais companhias.

Este mês apresentamos Ricardo Dornelas, diretor da Vepakum Embalagens, uma empresa que atua no mercado de embalagens plásticas sopradas e injetadas para o segmento cosmético e farmacêutico, com produtos de fabricação, distribuição e importação, e fracionamento adequado, sempre seguindo as tendências e tecnologias do setor.

Ricardo Dornelas

O executivo é sócio proprietário e diretor da Vepakum, e possui graduação em Farmácia. Há 15 anos atuando na indústria farmacêutica, tem expertise para transitar no desenvolvimento entre cliente e fabricante.

Entrevista

Quais foram os últimos lançamentos da Vepakum?

Seguindo as grandes tendências de mercado, a Vepakum está focando em lançamentos com a utilização do plástico verde com o selo I’m Green, da Braskem. O selo hoje já estampa produtos no Brasil e no exterior e valoriza o cuidado da empresa com o meio ambiente.

O que consideram como próximas tendências para embalagens?

A utilização de plásticos com uma “pegada” mais ligada à sustentabilidade deve ser a próxima tendência importante no universo das embalagens. Estamos nos preparando para isso em nossos novos lançamentos.

Quais tipos de soluções tecnológicas a Vepakum vem trabalhando para inovar em seus produtos?

Recentemente investimos em máquinas Injection Blow, incrementando assim a nossa linha de frascos Pet.

Qual linha de embalagem (cosmética ou farmacêutica) traz mais demanda para a empresa? Podem dizer o motivo?

O carro chefe são embalagens para uso farmacêutico, porém o mercado de beleza cresce em uma velocidade maior do que o mercado farmacêutico em nossa empresa.

O mercado de embalagens cosméticas exige empresas que se adaptam com a produção de lotes menores, por isso a Vepakum é uma excelente opção para as empresas de médio e pequeno porte.

Em quais regiões vocês estão localizados? Pretendem abrir mais escritórios no Brasil? Tem planos para abrir escritórios em outros países?

Estamos localizados em um escritório grande na cidade de Cabreúva, e também em um escritório menor em São Paulo. A ideia de abrir escritórios em outros países ainda é uma meta muito crua para nós que ainda temos muito a fazer para nos consolidar no mercado local.

Quais ações sustentáveis para o mercado de embalagens a Vepakum possui?

Somos homologados para a produção de embalagens Oxi Biodegradável e Plástico Verde. Todos nossos moldes de injeção possuem câmara quente, evitando assim a produção de rebarbas.

Como classificam o mercado de embalagem no país?

O mercado é promissor, mas percebo um desconhecimento técnico muito grande de embalagens farmacêuticas. Os fabricantes e as empresas de matéria prima demonstram não saber sobre as normas exigentes para a fabricação de medicamentos. Talvez, por minha formação em farmácia, eu tenha mais facilidade para transitar neste desenvolvimento entre cliente e fabricante.

Como está sendo 2019 para a Vepakum? Houve crescimento? Se sim, de quantos (%)?

2019 é um ano diferente, pois voltamos a participar de feiras para a indústria farmacêutica e cosmética, portanto o crescimento é inevitável. Esperamos fechar o ano com 14% de crescimento.

Mídia Digital Oficial