Por FCE Cosmetique - NOVO Em Releases Atualizada em 18 OUT 2019 - 10H48

Tecnologia biodegradável em embalagens PET é a aposta da Spiltag para atender demanda do mercado sustentável

Setembro, 2019

A coluna mensal ‘Conversa de Mercado’ tem como objetivo trazer os mais recentes investimentos e movimentações do setor, aumentando o conhecimento sobre os concorrentes, especulações de mercado e ações das principais companhias.

Este mês, apresentamos Gustavo Spila e Patrícia Rodrigues, CEO e gerente comercial nacional e internacional/marketing, respectivamente. A organização traz um inovador modelo de negócio em embalagens PET, com destaque para o setor cosmético. Seu destaque é o compromisso com o meio ambiente e as soluções sustentáveis oferecidas aos seus clientes, sem alterar as qualidades e propriedades químicas e físicas do produto.

Gustavo Spila

Em 2012, o atual CEO Spila assumiu o desafio de transformar a Spiltag fabricante de embalagens para cosméticos, em uma organização que tivesse a mentalidade de crescimento e bases sólidas para prosperar e se adaptar a um país que possui um ambiente hostil de negócios. De um simples transformador de plásticos, a Spiltag se tornou uma empresa que atende aos clientes de forma individual, compreendendo os desafios e necessidades que cada um possuí, acompanhando-os desde a concepção do produto até a entrega em sua linha de envase.

Patrícia Rodrigues

A executiva possui ampla experiência profissional, com atuação nas áreas de Vendas, Marketing e E-Commerce em empresas de médio e grande porte. Sólido conhecimento no Planejamento Estratégico e no Desenvolvimento de Negócios, iniciou seus trabalhos na Spiltag em 2014 como gerente comercial nacional e como responsável pelo marketing. No ano de 2016 aceitou adicionar a sua gestão o desenvolvimento do mercado internacional, abrindo caminho para novos negócios no mercado da América Latina.

Entrevista

Quais produtos biodegradáveis a Spiltag possui?
Na última edição da FCE COSMETIQUE a Spiltag agregou ao seu portfolio a opção de embalagens biodegradáveis. Esta opção consiste no uso do aditivo Go-Green P-Life. A adição do aditivo na resina durante a produção das embalagens é o que converte nossas embalagens em biodegradáveis.

Oferecemos também a opção de embalagens recicladas com o uso da resina PET-PCR (Pós-Consumo Reciclado) que oferece aos nossos clientes a possibilidade de variação da aplicação entre 25% e 100%. As duas soluções estão disponíveis para a transformação de todo portfólio da Spiltag. Vale ressaltar que também podemos produzir embalagens somando as duas opções; Go-Green P-Life e PET-PCR (Pós-Consumo Reciclado). Tanto o aditivo Go-Green P-Life como a resina o PET-PCR (Pós-Consumo Reciclado) são fornecidas por empresas homologadas pelos órgãos competentes e certificadas pela FDA (Food and Drug Administration).

Pretendem lançar mais novidades com apelo ecológico? Se sim, quais?
A Spiltag está em constante busca por novas tecnologias e inovações. Seguimos trabalhando com o tema de Sustentabilidade para os próximos anos. Nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento já está trabalhando com outras possibilidades que serão apresentadas nas próximas edições da FCE COSMETIQUE.

Como está o mercado de embalagens pet no Brasil?
O uso de embalagens plásticas no Brasil corresponde aproximadamente 38% do mercado. O setor de cosmético vem crescendo ano a ano deixando o Brasil entre os 5 primeiros maiores consumidores de cosméticos mundiais.

Os produtos da Spiltag são nacionais ou importados?
A fábrica está localizada em Marília, no interior de São Paulo. Toda a produção é nacional, porém nossas máquinas são japonesas (AOKI e NISSEI), referências quando se fala em tecnologia para produção de embalagens PET. As embalagens são produzidas com a tecnologia de processo ISBM (Injection Stretch Blow Moulding), que integram os processos de injeção, estiramento e sopro, proporcionando menor custo envolvido e maior performance produtiva.

A empresa possui um aditivo que diminui o tempo de biodegrabilidade do plástico de 400 para 10 anos. Poderia nos contar mais sobre essa novidade?
Sim, em parceria com a empresa Eco Ventures Bioplastics; subsidiária da empresa americana Brasil Eco Ventures Inc., a Spiltag realizou testes de suas embalagens no México e nossos processos foram certificados na utilização de Go -Green P-Life.

A tecnologia foi desenvolvida no Japão e tem como principal componente o Óleo de Coco da Palmeira sendo totalmente atóxico e de fonte renovável. O aditivo ecoamigável, é o primeiro e único aprovado com certificado pelo renomado **Laboratório sueco SP Technical Research** segundo a norma ASTM D 6954-4 sob SPCR 141, apêndice.

Quais são as próximas tendências de design de embalagem?
Nossa equipe de Desenvolvimento de Novos Produtos já está trabalhando em designs que serão apresentados em 2020. Todo trabalho é feito com base no acompanhamento de tendências internacionais e é alinhado com as necessidades que nosso mercado apresenta, preparando soluções que agregam beleza e valor aos produtos nas gôndolas para o consumidor.

Como está sendo 2019 para vocês? Estimam crescimento?
O segmento em que trabalhamos está em constante crescimento, em nota divulgada este mês pelas entidades relacionadas o setor de Higiene e Beleza teve um crescimento em valor de 5,3% e um crescimento real de 1,5%. A Spiltag tem uma projeção de crescimento para 2019 acima do mercado.

A empresa investe em Pesquisa e Desenvolvimento? Como?
A estrutura da Spiltag conta com os departamentos de P&D e Desenvolvimento de Processos; ambos têm seus objetivos voltado para pesquisas, inovações, novas tecnologias tanto para produtos como para serviços.

Mídia Digital Oficial